<> PestinhaSorridente: Hipeactividade Lilypie 2nd Birthday Ticker

PestinhaSorridente

05 fevereiro 2007

Hipeactividade

Há uma série de "doenças" que hoje em dia estão a ficar banalizadas, como a dislexia e a hiperactividade. Por qualquer pequeno "sintoma" que se assemelhe a estes problemas, a sociedade cataloga imediatamente as crianças. Há que ter cuidado para não cair no exagero.
O meu filho é bastante irrequieto. Sou a primeira a admiti-lo e a sofrer por isso (eu ADORO estar sossegadinha no sofá). Mas daí a apelidá-lo de hiperactivo como tanta gente faz, vai um passo muito grande. Quando eu digo que apesar de o miudo ser irrequieto não tem sintomas de hiperactividade, muitas pessoas lançam-me aquele olhar de "mãe é a última a perceber".
Passo a descrever alguns sinais de hiperactividade, explicando desde já que esta é sempre acompanhada por um défice de atenção.
«Entre os sintomas de desatenção e de impulsividade que se seguem é preciso acumular seis em cada nove:
SINTOMAS DE DESATENÇÃO:
Não dá atenção aos detalhes ou comete erros por descuido;
Dificuldade em manter a atenção durante tarefas ou jogos;
Parece não escutar quando se lhe dirigem directamente;
Não segue as instruções e não termina as tarefas;
Tem dificuldade em organizar tarefas e actividades;
Evita as tarefas que requerem esforço mental persistente;
Perde facilmente o material;
Distrai-se facilmente com estímulos externos irrelevantes;
Esquece-se com facilidade das tarefas diárias e rotineiras;
SINTOMAS DE HIPERACTIVIDADE E IMPULSIVIDADE
Movimenta excessivamente as mãos e os pés e mexe-se quando está sentada;
Não se mantém sentada quando deve;
Corre e salta de forma excessiva em situações desapropriadas;
Tem dificuldade em envolver-se numa actividade de forma calma;
Age como se estivesse ligada à electricidade;
Fala sem parar;
Responde antes de a pergunta ser completada;
Tem dificuldade em esperar pela sua vez;
Interrompe e intromete-se na conversa e actividades dos outros; »

6 Comments:

  • Tens razão!
    O problema é que no nosso país toda a gente tem licenciatura em Psicologia e medicina! lol
    Todos opinam, mas ninguém sabe, ao certo, os sintomas reais da hiperactividade.
    Nós professoras estávamos feitas, porque a maioria dos nossos alunos têm falta de concentração e são irrequietos, o que não significa que sejam hiperactivos.
    Se o pestinha se mexe muito é porque está bem com o corpo e a mente... é uma criança saudável.
    Antes assim!
    O Ricardo também é desinquieto, mas muito concentrado!
    Boa semana.
    Beijocas
    Gabriela

    By Blogger Gabriela, at 10:18 da manhã  

  • sim sim. nunca ouviste k de médico e de louco, tds temos um pouco?

    deixa-o estar que ele tá muitíssimo bem!!

    By Blogger Só Maria, at 11:13 da manhã  

  • Pois é, nem sempre os meninos irrequietos são hiperactivos!

    p.s. O que gosto menos de fazer também são as procissões!

    By Blogger Andreia, at 8:04 da tarde  

  • O que a mim me assusta é diagnosticarem a Hiperactividade a qualquer um. Tenho um aluno a quem foi diagnosticado hiperactividade mas ele de hiperactivo não tem nada. Está semrpe sentado, quieto e calado, não se mexe. Tem sim alguns sintomas de desatenção, mas nem isso eu posso ter em conta porque o que a mim me parece é ser preguiça pois ele começa a passar as coisas do quadro e depois pára e fica quieto a olhar para o infinito.

    O que a mim me preocupa mais é a falta de educação dele. Chega a dizer coisas bastante graves aos professores e a mãe só me vem com a conversa da hiperactividade. O que é mais interessante é que ele só é mal educado com as professoras mais novas.

    Isto é, ele demonstra uma grande esperteza para o mal e para o gozo cm as professoras, mas para estudar e trabalhar não demonstra esperteza nenhuma.

    Desculpa o desabafo :)

    By Blogger A Professorinha, at 9:09 da tarde  

  • A hiperactividade parece estar na moda e serve para justificar todos os insucessos. Aquando da entrega de notas, uma mãe pediu-me informações sobre o filho para transmitir à psicóloga porque esta suspeitava de hiperactividade. Ora, eu só tenho notado desatenção, preguiça, imaturidade e excesso de mimo!

    By Blogger Alda Serras, at 10:55 da manhã  

  • olá o meu filho mais velho tem esses sintomas todos e nem a psicóloga que o acompanha tem dois anos o considera hiperactivo pois ele é educado não falta ao respeito a ninguém a não ser a mim por excesso de zelo meu

    By Anonymous Anónimo, at 7:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home